sexta-feira, 10 de janeiro de 2014



Disciplina: TIC’s                  Professora: Teresa Kátia               Atividade: 08
Acadêmica: Andrea de Lima Siqueira                                      Data: 10 jan 2014

1. Pesquise em sites da Internet conceitos de Educação a Distância (Ead).
2. Escolha três conceitos sobre Educação a Distância definido por autores e publique no seu Blog. Citar as Referências das citações conforme as Normas da ABNT da UFRR.

Conceito 1:Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.


Conceito 2: “EaD é a sigla para  Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes. EaD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar as provas. Nessa modalidade o aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook  etc. Na educação a distância, o aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, ele possui uma grande autonomia para estudar e ‘assistir’ as aulas de acordo com seu tempo disponível.”

 Referência: Disponível em: http://www.significados.com.br/ead/> Acessado em 09 jan 2014

Conceito 3: Introdução à Educação à Distância. Educação a Distância: rompendo fronteiras, por Eloísa Maia Vidal e José Everardo Bessa Maia.
“Entre as definições mais conhecidas podemos citar a de Gustavo Cirigliano (1983) que diz que a ‘educação a distância é um ponto intermediário de uma linha continua em cujos extremos se situam de um lado, a relação presencial professor-aluno, e, de outro, a educação autodidata, aberta, em que o aluno não precisa da ajuda do professor’ (apud LANDIM, 1997, p. 28).
Garcia Llamas, por sua vez, define educação a distância como ‘uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Implica novos papéis para os alunos e para os professores, novas atitudes e novos enfoques metodológicos’ (IDEM, p. 29). Nessa mesma linha caminha a concepção da Unesco, ao definir a educação sem fronteiras como ‘um ambiente de ensino aberto, flexível, adaptado as diversas necessidades de aprendizagem e facilmente acessível para todos, em distintas situações’ (UNESCO, s/d, p. 1) e que busca superar obstáculos relacionados ao espaço, tempo, idade e circunstâncias.
            A EAD pode também ser definida como uma ‘relação professor aluno ou ensino-aprendizagem mediada pedagogicamente e mediatizada por diversos materiais instrucionais e pela orientação tutorial. Isto é válido tanto para ambientes pedagógicos tradicionais como para aqueles que usam as novas tecnologias’ (RIANO, 1997, p. 20)”.
            A educação a distância apresenta características específicas, rompendo com a concepção da presencialidade no processo de ensino-aprendizagem. Para a EAD, o ato pedagógico não é mais centrado na figura do professor, e não parte mais do pressuposto de que a aprendizagem só acontece a partir de uma aula realizada com a presença deste e do aluno. Sua concepção se fundamenta no fato de que o processo de ensino-aprendizagem pode ser visto como a busca de “uma aprendizagem autônoma, independente, em que o usuário se converte em sujeito de sua própria aprendizagem e centro de todo o sistema” (RIANO, 1997, p. 21).”

Referências: Disponível em: www.uece.br/cev/index.php/arquivos/doc_download/68-texto3‎. Acessado em: 09 jan 2014.

Conceito 4: Por Eduardo Chaves “Educação a Distância, Aprendizagem a Distância, Ensino a Distância, etc.
Hoje em dia essas expressões estão sendo usadas o tempo todo e, algumas vezes, abusadas [...]. Já argumentei, em vários artigos, que considero as duas primeiras expressões - "Educação a Distância" e "Aprendizagem a Distância" - totalmente inadequadas. A educação e a aprendizagem são processos que acontecem dentro da pessoa - não há como possam ser realizados a distância. Tanto a educação como a aprendizagem (com a qual a educação está conceitualmente vinculada) acontecem onde quer que esteja o indivíduo que está se educando ou aprendendo -não há como fazer, nem sequer entender, "teleeducação" e "teleaprendizagem"
Ensinar a distância, porém, é perfeitamente possível e, hoje em dia, ocorre o tempo todo - como, por exemplo, quando aprendemos através de um livro [...], assistimos a um filme, a um programa de televisão que foram feitos para nos ensinar alguma coisa, etc. A expressão "ensino a distância" faz perfeito sentido aqui porque quem está ensinando - o ‘ensinante’ - está "espacialmente distante" (e também distante no tempo) de quem está aprendendo - o ‘aprendente’. (O termo "distância" foi originalmente cunhado para se referir ao espaço, mas pode igualmente bem ser aproveitado para se referir ao tempo).
Tradicionalmente, fazia-se ensino a distância através de cartas (as Epístolas de São Paulo no Novo Testamento são didáticas, e, portanto, exemplos de ensino a distância) e de livros (especialmente depois que começaram a ser impressos) - ou seja, com baixa tecnologia.
Com as novas tecnologias eletro-eletrônicas, especialmente em sua versão digital, unidas às tecnologias de telecomunicação, agora também digitais, abre-se para o ensino a distância uma nova era, e o ensino passa a poder ser feito a distância em escala antes inimaginável e pode contar ainda com benefícios antes considerados impossíveis nessa modalidade de ensino: interatividade e até mesmo sincronicidade.
Por isso, ensino a distância certamente é (como sempre foi) uma forma de usar a tecnologia na promoção da educação. 
A educação e a aprendizagem, porém, embora aconteçam dentro do indivíduo, e, portanto, não possam, literalmente, ser feitas a distância, podem e devem ser mediadas através dos contatos do indivíduo com o mundo que o cerca, em especial, através de seu contato com outras pessoas, seja esse contato "cara a cara" ou "remoto" ("virtual", no sentido de que não envolve a "contigüidade espaço-temporal" das duas pessoas). Se for só isso que se quer dizer com as expressões "educação a distância" e "aprendizagem a distância", então não há porque não utilizá-las.”

Referência: Disponível em: http://www.feg.unesp.br/~saad/zip/EADConceitosBasicos.htm. Acessado em 09 jan 2014.


 3. Após leituras realizadas, crie seu próprio conceito sobre Educação a Distância e apresente uma síntese expondo seu ponto de vista sobre o assunto. Publique no seu blog.
“É um meio de proporcionar o processo pedagógico de ensino-aprendizagem através das novas tecnologias (interativas) em ambiente virtual, dispensando a presença do professor e do aluno num mesmo ambiente físico.”

A Educação a Distância – EaD nos três primeiros conceitos pesquisados parece ter a mesma definição. Entretanto, o Conceito 4 apresenta algumas colocações que deveríamos, no mínimo, discutir/conversar a respeito.

Um comentário:

  1. Olá Andréa,
    Utilizar as Normas da ABNT nas Referências de Documentos Eletrônicos.
    Abraços,
    Prof.ª Teresa Kátia

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