Disciplina:
TIC’s Professora: Teresa
Kátia Atividade: 08
Acadêmica:
Andrea de Lima Siqueira Data: 10 jan 2014
1.
Pesquise em sites da Internet conceitos de Educação a Distância (Ead).
2.
Escolha três conceitos sobre Educação a Distância definido por autores e
publique no seu Blog. Citar as Referências das citações conforme as Normas da
ABNT da UFRR.
Conceito 1: “Educação
a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão
separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização
de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada
por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica
(educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e
na educação superior.
Referência: Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia&catid=355&Itemid=230.
Acessado em: 09 jan 2014.
Conceito
2: “EaD é a sigla para Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem
mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em
ambientes físicos diferentes. EaD possibilita que o aluno crie seu próprio
horário para estudar pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e
o aluno apenas comparece a instituição de ensino
para realizar as provas. Nessa modalidade o aluno acompanha a matéria através
de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook
etc. Na educação a distância, o aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio
aprendizado, ele possui uma grande autonomia para estudar e ‘assistir’ as aulas
de acordo com seu tempo disponível.”
Referência: Disponível em: http://www.significados.com.br/ead/>
Acessado em 09 jan 2014
Conceito 3: Introdução à Educação
à Distância. Educação a
Distância: rompendo fronteiras, por Eloísa
Maia Vidal e José Everardo Bessa Maia.
“Entre
as definições mais conhecidas podemos citar a de Gustavo Cirigliano (1983) que
diz que a ‘educação a distância é um ponto intermediário de uma linha continua
em cujos extremos se situam de um lado, a relação presencial professor-aluno,
e, de outro, a educação autodidata, aberta, em que o aluno não precisa da ajuda
do professor’ (apud LANDIM, 1997, p. 28).
Garcia
Llamas, por sua vez, define educação a distância como ‘uma estratégia educativa
baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação de lugar,
tempo, ocupação ou idade dos alunos. Implica novos papéis para os alunos e para
os professores, novas atitudes e novos enfoques metodológicos’ (IDEM, p. 29).
Nessa mesma linha caminha a concepção da Unesco, ao definir a educação sem
fronteiras como ‘um ambiente de ensino aberto, flexível, adaptado as diversas
necessidades de aprendizagem e facilmente acessível para todos, em distintas
situações’ (UNESCO, s/d, p. 1) e que busca superar obstáculos relacionados ao
espaço, tempo, idade e circunstâncias.
A EAD pode também ser definida como
uma ‘relação professor aluno ou ensino-aprendizagem mediada pedagogicamente e
mediatizada por diversos materiais instrucionais e pela orientação tutorial.
Isto é válido tanto para ambientes pedagógicos tradicionais como para aqueles que
usam as novas tecnologias’ (RIANO, 1997, p. 20)”.
A educação a distância apresenta
características específicas, rompendo com a concepção da presencialidade no
processo de ensino-aprendizagem. Para a EAD, o ato pedagógico não é mais
centrado na figura do professor, e não parte mais do pressuposto de que a
aprendizagem só acontece a partir de uma aula realizada com a presença deste e
do aluno. Sua concepção se fundamenta no fato de que o processo de ensino-aprendizagem
pode ser visto como a busca de “uma aprendizagem autônoma, independente, em que
o usuário se converte em sujeito de sua própria aprendizagem e centro de todo o
sistema” (RIANO, 1997, p. 21).”
Referências: Disponível em:
www.uece.br/cev/index.php/arquivos/doc_download/68-texto3. Acessado em: 09 jan 2014.
Conceito 4: Por Eduardo Chaves “Educação a Distância, Aprendizagem a Distância,
Ensino a Distância, etc.
Hoje em dia essas expressões estão
sendo usadas o tempo todo e, algumas vezes, abusadas [...]. Já argumentei, em
vários artigos, que considero as duas primeiras expressões - "Educação a Distância" e "Aprendizagem a Distância" - totalmente
inadequadas. A educação e a aprendizagem são processos que acontecem dentro da
pessoa - não há como possam ser realizados a distância. Tanto a educação como a
aprendizagem (com a qual a educação está conceitualmente vinculada) acontecem
onde quer que esteja o indivíduo que está se educando ou aprendendo -não há
como fazer, nem sequer entender, "teleeducação"
e "teleaprendizagem".
Ensinar a distância,
porém, é perfeitamente possível e, hoje em dia, ocorre o tempo todo - como, por
exemplo, quando aprendemos através de um livro [...], assistimos a um filme, a um
programa de televisão que foram feitos para nos ensinar alguma coisa, etc. A
expressão "ensino a distância" faz perfeito sentido aqui porque quem
está ensinando - o ‘ensinante’ - está "espacialmente distante" (e
também distante no tempo) de quem está aprendendo - o ‘aprendente’. (O termo
"distância" foi originalmente cunhado para se referir ao espaço, mas
pode igualmente bem ser aproveitado para se referir ao tempo).
Tradicionalmente, fazia-se ensino a
distância através de cartas (as Epístolas de São Paulo no Novo Testamento são
didáticas, e, portanto, exemplos de ensino a distância) e de livros
(especialmente depois que começaram a ser impressos) - ou seja, com baixa tecnologia.
Com as novas
tecnologias eletro-eletrônicas, especialmente em sua versão digital, unidas às
tecnologias de telecomunicação, agora também digitais, abre-se
para o ensino a distância uma nova era, e o ensino passa a poder ser feito a
distância em escala antes inimaginável e pode contar ainda com benefícios antes
considerados impossíveis nessa modalidade de ensino: interatividade e até mesmo sincronicidade.
Por isso, ensino a distância
certamente é (como sempre foi) uma forma de usar a tecnologia na promoção da
educação.
A
educação e a aprendizagem, porém, embora aconteçam dentro do indivíduo, e,
portanto, não possam, literalmente, ser feitas a distância, podem e devem ser
mediadas através dos contatos do indivíduo com o mundo que o cerca, em
especial, através de seu contato com outras pessoas, seja esse contato
"cara a cara" ou "remoto" ("virtual", no sentido
de que não envolve a "contigüidade espaço-temporal" das duas
pessoas). Se for só isso que se quer dizer com as expressões "educação a
distância" e "aprendizagem a distância", então não há porque não
utilizá-las.”
Referência:
Disponível em: http://www.feg.unesp.br/~saad/zip/EADConceitosBasicos.htm.
Acessado em 09 jan 2014.
3. Após leituras realizadas, crie seu próprio
conceito sobre Educação a Distância e apresente uma síntese expondo seu ponto
de vista sobre o assunto. Publique no seu blog.
“É um meio de proporcionar o processo
pedagógico de ensino-aprendizagem através das novas tecnologias (interativas) em
ambiente virtual, dispensando a presença do professor e do aluno num mesmo ambiente
físico.”
A
Educação a Distância – EaD nos três primeiros conceitos pesquisados parece ter a
mesma definição. Entretanto, o Conceito 4 apresenta algumas colocações que deveríamos,
no mínimo, discutir/conversar a respeito.
Olá Andréa,
ResponderExcluirUtilizar as Normas da ABNT nas Referências de Documentos Eletrônicos.
Abraços,
Prof.ª Teresa Kátia