segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Atividade 9: Software Educativo           13jan2014

Após pesquisa na Internet, elabore DOIS planos de aula. 
Escolha DOIS tipos de softwares educacionais (que podem ser trabalhados com alunos) seguido de uma breve apresentação e publique no seu blog.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ARTES VISUAIS 
DISCIPLINA: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação – PE 419
PROFESSORA: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
ACADÊMICO(A): Andrea de Lima Siqueira
 
PLANO DE AULA 1
 
TÍTULO:  Problemas de Lógica
NÍVEL DE ENSINO: Fundamental II
SÉRIE/ANO:      6a série/7o ano                                 Nº de aulas: 02
APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO
 
No software educativo aparece a sequência Racha Cuca>Lógica>Problemas de Lógica, que apresenta níveis: Muito Fácil, Fácil, Normal, Difícil e Muito Difícil dependendo da faixa etária escolhe-se um nível para resolver o problema.

"De acordo com a pedagogia, os professores devem propiciar experiências, actividades, jogos e projectos que permitam que as crianças possam desenvolver o seu raciocínio lógico através da observação, da exploração, da comparação e da classificação dos objectos." (CONCEITO, P. 1, 2011). Acessado em: 13 jan 2014)
Concordando com esse comentário, a atividade com Jogos de Lógica serve para trabalhar a concentração individual, bem como, unir os educandos.

Na disciplina Ensino de Artes, na 2a aula,  o jogo/problema resolvido deverá ser transformado em uma tela, onde poderá ser utilizada a técnica de desenho ou colagem.

REFERÊNCIA: 
PROBLEMAS DE LÓGICA. Disponível em: <http://rachacuca.com.br/logica/problemas/>.Acesso em: 13 jan. 2014.
 CONCEITO. Disponível em: <http://conceito.de/raciocinio-logico>. Acesso em: 13 jan. 2014.

PLANO DE AULA 2

TÍTULO: Raciocínio - Quabra-Cabeça  
NÍVEL DE ENSINO:Fundamental II
SÉRIE/ANO:  7a série/8o ano                            Nº de aulas: 02
APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO


No software educativo aparece a sequência Racha Cuca>Raciocínio >Quebra-Cabeça. O quebra-cabeça apresenta quatro níveis: Fácil, Médio, Difícil e Muito Difícil que será completado dependendo da habilidade do "montador".
Na disciplina de Ensino de Artes, na 2a aula,  a foto quebra-cabeça deverá auxiliar o educando no entendimento do assunto: luz e sombra, textura e perspectiva.
REFERÊNCIA: 
JOGOS DE RACIOCÍNIO - QUEBRA-CABEÇA. Disponível em: <http://rachacuca.com.br/raciocinio/quebra-cabeca/>. Acesso em: 13 jan. 2014.

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